Da mesma forma que ter ou não um site é discussão do passado, uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência. Nos dias atuais, cada vez mais as pequenas empresas buscam por soluções de marketing digital, isso porque ele abre novos mercados e a oportunidades de novos negócios.

O marketing digital para pequenas empresas está se tornando uma realidade, mas infelizmente muitos empreendedores não perceberam seu potencial. Agora, se este tema chamou sua atenção, tenho certeza que já percebeu a importância dele para sua empresa e sua principal preocupação agora é: por onde devo começar?

Antes de qualquer ação online, você precisa ter um planejamento estratégico em marketing digital, e para te ajudar relacionei os principais pontos. Então vamos lá, defina:

  • seus objetivos: defina claramente o que deseja, quais as metas a serem alcançadas e estabeleça prazos de execução.
  • o público alvo: é importantíssimo pesquisar as características do público alvo. Com base nesta análise poderá traçar o perfil do seu público e assim adequar a linguagem e o conteúdo.
  • sua persona: um consumidor imaginário em potencial que possui todas as características do grupo que você deseja atrair. Esta persona irá ajudá-lo a entender o comportamento, necessidades e anseios do seu público.
  • os canais de atuação: Site, Blog ou redes sociais? Com base no perfil do seu público e na persona que o representa, utilize o canal onde eles estão e produza informações relevantes e interessantes que irão atraí-lo normalmente para seu negócio. (um ponto a considerar; se o canal escolhido for site ou blog, não esqueça de desenvolvê-lo ou adaptá-lo as técnicas de SEO)
  • o conteúdo a ser veiculado: desenvolva conteúdo que crie um ponto de contato entre sua empresa e o público que deseja atrair. Hoje, antes de comprar alguma coisa, o consumidor busca informações, então antes de qualquer oferta, você precisa disponibilizar conteúdo informativo.
  • o monitoramento: como os resultados das ações digitais serão acompanhadas e verificadas. O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, e se você elaborar seu conteúdo de forma organizada, poderá utilizá-lo, mesmo que o canal escolhido seja as redes sociais ou peças promocionais.

Bom, é isso. Como pôde ver, elaborar um plano de marketing digital é fácil, mas também é trabalhoso e demorado. Um bom planejamento é essencial, porque hoje não há mais espaço para amadorismo, cada passo é importante para que os resultados sejam alcançados.

Autor: Edvaldo Mello