Fatores-visuais-para-SEO

Hoje em dia, todas as empresas presentes no ambiente digital desejam estar bem posicionadas no Google e aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.
O SEO sigla para Search Engine Optimization, que traduzido para o português significa otimização para motores de busca, ou simplesmente otimização de sites, é uma das principais estratégias para sua empresa ganhar destaque e ser encontrada pelo seu público-alvo.

Em meu último posto – Seja encontrado, uma breve introdução ao SEO – apresentei a “ponta do iceberg” para posicionar seu site nos mecanismos de buscas. Mencionei fatores técnicos (ações Off-page) que ajudam na localização e posicionamento de seu site.

Cobriremos agora, algumas fatores de otimizações visuais (ações On-page), relacionadas principalmente ao conteúdo informativo de seu site. Estas poucas linhas não cobrem todos os aspectos, mas ajudam a dar mais um passo em direção a um melhor posicionamento no ranking do Google e dos mecanismos de buscas.

Então vamos lá! Ao escrever seu conteúdo, seja ele informativo, notícia ou blog, foque em uma ou duas palavras-chave (as principais palavras relacionadas ao assunto). Isso porque os mecanismos de busca penalizam sites que apresentam palavras-chave com alto indice de procura apenas para um bom posicionamento.

Mantenha o foco no assunto e deixe as palavras-chave fluir normalmente dentro dele. Não force a inserção de palavras-chave. Se não for possível inserir a palavra-chave no conteúdo, provavelmente isso é sinal de que ela não está alinhada ao conteúdo.

Há três locais essênciais em cada página do seu site onde você pode incluir as palavras-chave:

1) Título

O título da sua publicação será a primeira etapa de um mecanismo de pesquisa e de um leitor para determinar a relevância de seu conteúdo, portanto, incluir uma palavra-chave aqui é vital.

2) Corpo

Mencione sua palavra-chave em ritmo normal em sua publicação, ou seja, de maneira natural e favorável ao leitor. Mas muita atençã, os mecanismos de busca penalizam qualquer publicação que mencione palavras-chave apenas para uma melhor classificação no seu ranking de apresentação.

3) Imagens

Publicações não devem conter apenas texto, insira imagem que ajude a explicar seu conteúdo, e não esqueça de incluir sua palavra chave no tag alt. O texto alt de uma imagem é apresentado quando colocamos o cursor do mouse sobre a imagem. Uma pequena caixa aparecerá descrevendo sua imagem e, dessa maneira, ajudará os mecanismos de pesquisa a interpretar o significado da imagem.

Além disso, inclua no conteúdo de suas páginas tópicos e links internos ou externos.
Tópicos, porque estes ajudam a organizar o conteúdo, e links internos ou externos porque apresentam outros conteúdos relevantes e interessantes relacionados ao seu assunto, mostrando aos mecanismos de busca a sua relevância.

Autor: Edvaldo Mello